Autor/a

banner_consello_peq

Categorías

FSM se mobiliza em solidariedade à Tunísia
FSM se mobiliza em solidariedade à Tunísia

Assassinato de lider oposicionista provoca reações de organizaçõess integrantes do Conselho Internacional do FSM, que reforçam mobilização para edição mundial em março na Tunísia como um momento de apoio à luta pela democratização do país.

A noticia chegou à lista do Conselho Internacional do FSM assim que o assassinato de Chokri Belaid foi transmitido pela Rede Al Jazeera, na quarta-feira. Morto com dois tiros, caiu na Tunísia uma das mais ativas vozes no país contra a influência religiosa sobre o Estado, e em defesa dos direitos civis e humanos no país

Lider dos Patriotas Democráticos e integrante da Frente Popular dos partidos de esquerda, Belaid vinha acusando os islamistas radicais pelos recentes ataques contra a oposição. No sábado anterior ao assassinato, uma reunião do PPD foi alvo de apedrejamento.

Em um pronunciamento à TV, no dia de sua morte, Belaid alertou que : "a violência é uma linha vermelha que ninguém deve passar. Claro que é possível desencadeá-la, mas depois não será possível controlá-la", disse.

Afirmar a solidariedade

A menos de dois meses para a realização de seu encontro internacional em Tunis, para onde se mobilizam caravanas regionais e delegações de diversos países do mundo, os membros do Conselho Internacional do FSM começaram e enviar mensagens de solidariedade e a demonstrar uma opinião que já ganhou consenso na instância política. A edição 2013 do FSM deve ser reafirmada no país, e as mobilizações rumo à reforçadas, para expressar solidariedade ao processo de democratização desencadeado pela Primavera Árabe. O crime é tido como uma tentativa de amedrontar a população, e o FSM pode ajudar a fortalecer a resistência.

Um proposta de mensagem simples e direta, manifestando a tristeza com o crime e determinação quanto ao evento global rapidamente ganhou adesões e, em menos de um dia, já reunia quase uma centena de assinaturas – cada uma manifestando a voz de uma organização, rede ou movimento integrante do CI.

A mensagem, que segue ganhando adesões e chegará à família e companheiros de Chokri, assim como ao Comitê Organizador local do FSM, denuncia a intenção dos criminosos de acuar a resistência na Tunísia, "silenciar aqueles e aquelas que lutam pela justiça, liberdade, dignidade social", e pedem a rigorosa investigação, esclarecimento do crime e punição dos responsáveis.

Conheça o teor da nota:

Nós, as organizações signatárias, envolvidas nos preparativos para o Fórum Social Mundial, a ser realizado em março de 2013, em Tunis, estamos chocadas e indignadas com o assassinato de Chokri Belaid, um líder político que dedicou sua vida à luta pela liberdade, democracia e justiça social.

Expressamos nossas condolências à família do falecido, seus companheiros, aos democratas tunisianos, aos seus amigos e ao povo tunisiano pela perda de um homem que não cansou em defende-los

Este crime hediondo acontece após dois anos do início das revoluções na Tunísia e na região e menos de dois meses da realização do , em Túnis.

Este assassinato visa silenciar aqueles e aquelas que lutam pela justiça, liberdade, dignidade social, que visa criar um clima de medo e ódio e abalar a Tunísia em meio à violência.

Tal ato não pode parar ou reverter o processo iniciado pelos democratas da Tunísia com quem estamos unidos e unidas. Nós acreditamos que as forças democráticas da Tunísia vai manter forte convicção e inabalável e escolha de resolução pacífica de conflitos para completar seu processo democrático.

Apelamos às autoridades tunisinas para acelerar uma investigação urgente e imparcial para apontar os autores deste assassinato e fazer todos os esforços para garantir que este ato não fique impune e que esse tipo de crime não se repita.

Estamos mais do que nunca convencidos e convencidas da necessidade de uma mobilização internacional para o sucesso do FSM 2013, para torná-lo um momento forte de apoio ao processo democrático na Tunísia.

Share

1 Comentario
  1. , molestie nec, coviallns at, tortor. Etiam blandit ultrices tortor. Aliquam nisi risus, lobortis vitae, elementum pulvinar, viverra vel, dolor. Donec metus urna, faucibus aliquet, egestas in, adipiscing sit amet, risus. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Proin nisi. Nunc hendrerit nisi lobortis purus.Vivamus turpis ante, ultrices scelerisque, elementum id, tempor at, quam. Cras eu mauris eu nulla congue coviallns. Fusce ornare, nibh sit amet porta rhoncus, nibh metus tincidunt magna, quis gravida dui neque pharetra risus. Etiam a felis. Fusce sed dolor. Mauris lectus mi, fringilla tempor, varius sit amet, placerat a, velit. Suspendisse justo. In vehicula urna fringilla neque. Suspendisse cursus, magna a imperdiet

 
Courte en longue robe avant, remplissage en couches blanc voile de dentelle, et noir arc taille exagérée entrent en collision les uns avec les autres un nouveau sens de la beauté. Robe De Mariée Ce ne regarde pas des combinaisons particulièrement familières? Anpassade festklänningar webbutik, skräddarsydd för billigt. Style är också särskilt hög. Jag hoppas du gillar, vi tar en titt på de nya 2016 festklänningar festklänningar men också en antydan av modeller bär spets festklänningar känsla Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning